1° curso de farmácia baseada em evidências da UnB: diretrizes para manejo de problemas de saúde autolimitados
Esse curso tem como objetivo capacitar farmacêuticos a executar o serviço de manejo de problemas de saúde autolimitados mais recorrentes em drogarias. O curso é gratuito e online.
Data: 21/01 a 05/05 de 2022
Acesse o formulário e responda a pesquisa sobre manejo de problemas de saúde autolimitados em drogarias.
A lista dos farmacêuticos selecionados para o curso está disponível.
O PROFARMASUS é um projeto que visa apoiar o desenvolvimento de competências de farmacêuticas e farmacêuticos clínicos da Rede de Atenção à Saúde do Distrito Federal gerida pela SES-DF através dos princípios da ciência da implementação a partir de Guias de Prática Clínica (GPC) desenvolvidos ou adaptados com base em evidência científica de forma contextualizada. Busca também aproximar a Universidade da comunidade e das necessidades reais do SUS/DF, além de promover a Prática Baseada em Evidências e qualificar os serviços de Cuidado Farmacêutico implantados no território.
Trata-se de um estudo de implementação híbrido tipo III a ser realizado junto à Secretaria de Saúde do Distrito Federal e seus serviços vinculados. As etapas previstas são: a) diagnóstico situacional; b) elaboração dos GPC relacionados a serviços clínicos providos por farmacêuticos; c) treinamento dos farmacêuticos; d) auditoria e feedback aos estabelecimentos bem como levantamento dos desfechos relacionados aos serviços clínicos realizados por farmacêuticos; e) análise de impacto. Como resultado, espera-se que o desenvolvimento de GPC, indicadores e estratégias para sua implementação contribuam para a capacitação dos profissionais e a qualificação dos serviços de cuidado farmacêutico no SUS-DF, o que impactará positivamente em desfechos clínicos, humanísticos e econômicos positivos. Além disso, espera-se a sistematização e apoio à prática clínica a partir de evidências; provisão de meios para benchmarking e comparação entre serviços; mensuração e avaliação de impacto para o paciente; e ressignificação do papel do farmacêutico na assistência direta e cuidado.
Você é farmacêutico(a) ou aluno(a) de graduação em farmácia e se interessou pelo projeto?
Demostre seu interesse enviando um e-mail para lefar@unb.br.
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Rodrigo Fonseca Lima