1° curso de farmácia baseada em evidências da UnB: diretrizes para manejo de problemas de saúde autolimitados
Esse curso tem como objetivo capacitar farmacêuticos a executar o serviço de manejo de problemas de saúde autolimitados mais recorrentes em drogarias. O curso é gratuito e online.
Data: 21/01 a 05/05 de 2022
Acesse o formulário e responda a pesquisa sobre manejo de problemas de saúde autolimitados em drogarias.
A lista dos farmacêuticos selecionados para o curso está disponível.
Implementação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) na rede assistencial do SUS
No Brasil, a inclusão das insulinas análogas de ação rápida para o tratamento do DM1 na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) mediante negociação de preço e conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde foi estabelecido a partir da Portaria Conjunta Nº 08, de 15 de março de 2018. O objetivo do presente projeto é caracterizar o processo de implementação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) na rede assistencial do SUS e analisar o processo de prescrição e dispensação de insulinas análogas de ação rápida nos municípios brasileiros. Com a utilização de instrumento de investigação por questionário eletrônico na plataforma Survey Monkey®️ está sendo realizado um diagnóstico situacional através de inquérito online nacional com gestores da assistência farmacêutica estaduais e municipais a respeito da estrutura da rede assistencial, serviços referenciais e os fluxos estabelecidos para o atendimento dos
usuários das insulinas análogas nos municípios brasileiros. Concomitante a investigação nacional está sendo realizado uma análise documental será realizada a fim de verificar o rigor metodológico e a qualidade dos protocolos estaduais de acesso às insulinas análogas existentes, a partir do instrumento AGREE II (Appraisal of Guidelines Research & Evaluation).
O estudo pretende fundamentar estratégias teóricas e operacionais que respondam à demanda do diagnóstico situacional da incorporação das insulinas análogas de ação rápida para tratamento do DM1 na rede do SUS e informações que proporcione identificar elementos do processo de assistência desde a prescrição até a dispensação e utilização desta tecnologia pelo indivíduo nos municípios brasileiros subsidiando uma análise inicial da incorporação desta tecnologia. Finalmente, espera-se com a execução deste projeto fornecer evidências que contribuam para a racionalização de recursos econômicos e para promoção do acesso e uso racional dos medicamentos.
Coordenadora do projeto: Noemia Urruth Leão Tavares
Contato: noemialtavares@unb.br